4 comportamentos que estão acabando com o dinheiro da sua empresa

Quais são os tipos de notas fiscais utilizadas pelas micro e pequenas empresas?
31 de Janeiro de 2018
Os 5 erros que sua empresa não deve cometer se tratando de estoque
14 de Fevereiro de 2018
Exibir tudo

4 comportamentos que estão acabando com o dinheiro da sua empresa

O controle financeiro é um processo primordial para qualquer empresa que queira se manter forte no mercado, principalmente para micro e pequenos negócios que tem um orçamento mais restrito e apertado.

As principais falhas estão na atitude do empreendedor ou de quem faz a gestão desses processos (e também na falta dessa atitude), por esse motivo neste post separamos quatro comportamentos nocivos que podem estar atrapalhando a gestão do dinheiro:

 

1. Falta de informações e/ou conhecimento

Você pode ter vontade de fazer acontecer, dedicar-se ao faturamento, mas ignorar que não é só dele que depende o lucro da empresa. Muitos empreendedores ficam tão empolgados em vender, que esquecem de avaliar o retorno financeiro das suas vendas, sem entender como não geravam lucro real.

 

2. Negligência

Seu negócio tem um custo, o qual você subestima e acha que se resume a um telefone celular, energia e o aluguel de uma sala comercial. Mas e o combustível diário que é gasto para visitar os clientes e para prospectar? Um erro muito comum deste perfil é não separar as finanças pessoais, das despesas da empresa. E isso é um grande erro que pode custar em alguns casos sua permanência no mercado.

 

3. Medo

Esse perfil podemos usar uma analogia do paciente que não vai ao médico por medo de ser diagnosticado com alguma doença, ou seja, prefere não enfrentar seus problemas de frente e acreditar que está tudo bem, mesmo no fundo sabendo que tem algo de errado.

Passando isso para os meios empresariais, o empreendedor tem medo de implantar um sistema de gestão e controlar seus processos financeiros pelo simples medo de ter que enfrentar as consequências que viriam depois, cortar custos, pensar em novas estratégias. Então, prefere manter tudo como está e tapar o sol com a peneira.

 

4. Excesso de confiança

A empresa está lucrando mês após mês e isso é algo que ilude muitos empreendedores por aí, embora a empresa não tenha um controle financeiro eficaz, acredita estar fazendo tudo certo, afinal está dando lucro, não é mesmo?

Caso você se enquadre nesse perfil, abra seu olho e questione seu excesso de confiança. Já que seu mercado é tão quente e trás resultados, com um sistema de gestão financeiro eficaz fica muito mais fácil potencializar ainda mais seus resultados e crescer de maneira organizada.

 

Como melhorar a gestão do dinheiro da sua empresa?

Uma das melhores maneiras de monitorar suas receitas e despesas está na adoção de um bom sistema de gestão financeira. No mercado, existem inúmeras possibilidades, a grande mantém seus arquivos nas nuvens e pode ser acessado de qualquer dispositivo, somente necessitando de acesso a internet.

O FlyERP é um sistema de gestão voltado para um público específico e em amplo crescimento, que são as micro e pequenas empresas. Ou seja, ele é totalmente desenvolvido para atender as necessidades de pequenos negócios que necessitam de maior controle e agilidade.

Integra todas as áreas da sua empresa, desde o compras, estoque, vendas, produção, processo fiscal (emissão de notas fiscais eletrônicas), entre outras inúmeras funcionalidades.

Se à primeira vista esse tipo de sistema parece um novo custo com o qual você não pode ou não quer arcar, é importante lembrar que somente com um controle financeiro eficaz você será capaz de melhorar os resultados financeiros da empresa, já que ele dará o embasamento necessário para a tomada de decisões que vão guiar os próximos passos do negócio.

Contar com as facilidades de um sistema online e com o auxílio qualificado de um contador são etapas importantes, mas não é permitido ao empreendedor abrir mão do seu papel. Por isso, se mantenha informado e presente na gestão financeira da empresa.

Comentários

comentários