4 estratégias para fidelização de seus clientes

5 pontos que mostram que algo está errado no planejamento da sua empresa
16 de maio de 2018
5 super dicas de contabilidade para micro e pequenas empresas
6 de junho de 2018
Exibir tudo

4 estratégias para fidelização de seus clientes

Otimizar os resultados da sua empresa é um dos principais objetivos de qualquer empreendedor, mas quais as maneiras de fazer isso? Uma dica é melhorar o atendimento dos seus atuais clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, aumentar o percentual de consumidores fiéis em 5% pode fazer seus lucros subirem de 25% a 95%, dependendo do setor em que a empresa atua.

Esta pesquisa demonstra o quanto é importante fidelizar os clientes. Os clientes fiéis são difíceis de conquistar – e mantê-los é ainda mais complicado. Esse é um verdadeiro desafio para as empresas. É preciso ter esforço e atenção para que o cliente não vá para a concorrência.

Mas como manter o cliente próximo e fiel a sua empresa? Existem algumas estratégias utilizadas, sendo elas:

 

Invista em programas de recompensa

Um programa de pontuação de acordo com o consumo do cliente é bastante comum e apresenta diversas vantagens para a empresa e para o seu cliente sem a necessidade de grandes investimentos.

O famoso cartãozinho com carimbos que você já deve ter visto em restaurantes cria uma ligação entre você e seu cliente, fortalecendo o relacionamento.

O segredo do sucesso desses programas, sejam os mais tecnológicos ou os mais simples, é a relevância do prêmio para o cliente. O que ele quer ganhar e que sua empresa pode oferecer sem causar um desequilíbrio econômico em sua relação?

Outro ponto muito importante em programas de pontuação e recompensa é a definição das regras, seja simples e deixe tudo muito claro pois problemas judiciais podem aparecer caso seu cliente se sinta lesado.

 

Propicie experiências diferenciadas

O preço deixou de ser o responsável pelo desligamento de clientes das empresas. Os clientes estão muito mais ligados em tudo o que a empresa oferece a ele, além do preço.

Propicie para o seu cliente uma experiência diferente do que o concorrente faria, agregando ao produto ou serviço que você oferece. Um exemplo simples, a cada compra entregue um brinde, uma lembrança de sua empresa. Outra maneira de fortalecer o relacionamento com o cliente é conquistá-los com mimos exclusivos.

Se tiver um restaurante, organize uma degustação de vinho no dia de menor movimento para dar mais atenção aos convidados especiais. Tenha sempre os contatos de seus clientes, os convide para eventos que a empresa realizar.

 

Faça promoções e informe seus clientes com antecedência

Crie um plano de descontos por datas especiais, aniversário do cliente (sendo ele pessoa física ou jurídica). Desconto por tempo de fidelidade a sua empresa, parabenize e envie ofertas especiais a cada ano de parceria. Desse modo você demonstra que ele é importante, valorizado e reconhecido.

 

Otimize seus vínculos e comunicação

Seja no  mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente os operadores dos caixas a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido na loja, por exemplo. Pela internet, agradeça a vinda dele à sua loja, restaurante, pousada ou qualquer outro estabelecimento e também peça uma avaliação.

Comentários

comentários