6 dicas para você fugir da procrastinação e turbinar sua produtividade

Custos fixos e variáveis: você sabe a diferença entre eles?
28 de dezembro de 2017
MEI, EI e EIRELI : Qual o significado destas siglas no mundo empresarial ?
10 de janeiro de 2018
Exibir tudo

6 dicas para você fugir da procrastinação e turbinar sua produtividade

Artigos e fórmulas para ser mais produtivo são algo altamente procurados por todas as pessoas e principalmente por empreendedores, pois com a sobrecarga de tarefas que a rotina exige, é extremamente necessário otimizar a utilização de seu tempo.

Neste artigo vamos elencar algumas pequenas dicas, que aliadas a um pouco de empenho e disciplina, certamente irão trazer ótimos resultados e transformar sua rotina em algo mais prazeroso e produtivo.

 

 

1. Divida seu tempo entre trabalho, descanso e diversão

Determine um horário ou um período somente para responder mensagens, acessar suas redes sociais, ler aquele artigo do blog que você salvou. Por exemplo, você separou 25, 30 ou 40 minutos para fazer aquela tarefa importante, então separe de 3 a 5 minutinhos no final dela para fazer isso, se achar necessário. Esse processo funciona com uma espécie de recompensa pela tarefa executada.

Separamos outras pequenas dicas que ajudam nesse processo de divisão de tarefas:

  • Conheça a técnica do Pomodoro (aqui ou em português);
  • Coloque seu celular no modo avião, seu Skype no modo Invisível e deixe suas redes sociais fechadas;
  • Se você usa a internet para executar suas tarefas, use um navegador para acessar suas tarefas e outro para acessar redes sociais e entretenimento. Isso ajuda seu cérebro a distinguir obrigação x distração;
  • Tudo que competir com a sua atenção e não permitir que a sua produtividade tenha um bom desempenho deve ser evitado, nos momentos de foco nas tarefas;
  • Não trapaceie, afinal, se você parar e pensar, quem está sendo enganado e prejudicado nesse processo é somente você.

 

2. Organize a sua semana

Tire alguns minutos de um dia de sua semana para fazer um planejamento detalhado da próxima semana. Assim, você terá um cronograma a seguir e pode otimizar o seu tempo sem comprometer as tarefas mais importantes.

Essa visão mais ampla da semana vai trazer uma maior segurança no seu processo de tomada de decisões no decorrer da próxima semana, afinal, você sabe suas prioridades e assim tudo se torna mais fácil de organizar suas tarefas para atingir esses objetivos.

 

3. Planeje o seu dia de acordo com as prioridades

Quando temos diversas tarefas para realizar em um mesmo dia, é muito comum que comecemos pelas mais simples e deixemos as mais complicadas por último, não é mesmo? Mas isso é um grande equívoco quando se pretende aumentar a produtividade, já que você irá se desgastar com tarefas que não são prioritárias, e, quando chegar o momento de resolver as mais importantes, o seu desempenho, certamente, não será o mesmo.

Uma dica importante para facilitar esse processo é: No final do dia, levante as 3 ou 4 tarefas mais importantes que devem ser feitas de maneira imprescindível no dia de amanhã, liste por ordem de importância, da mais importante para a menos importante e deixando para o final as tarefas que podem ser postergadas caso haja algum imprevisto, assim, além de você ganhar tempo no início do outro dia, por não precisar pensar por onde começar. Certamente vai desocupar sua cabeça e evitar que fique a noite toda pensando no que fazer no próximo dia. Isso se chama esvaziar a mente.

 

5. Identifique o seu horário mais produtivo

As pessoas possuem perfis comportamentais diferentes, por exemplo, para muitos, o horário da manhã é o mais produtivo do dia. Entretanto, para outros, o horário mais produtivo é durante a tarde ou a noite.A tarefa é identificar qual é o seu período de maior produtividade para que você possa definir um padrão para desempenhar as suas atividades.

Tendo essa definição, o interessante é colocar as tarefas mais importantes de seu dia para serem feitas nesse período de alta produtividade, afinal as chances de você conseguir entregá-las com sucesso aumentam e muito com esse pequeno ajuste. E se esse período for logo no início da manhã, melhor ainda. Pois seu desgaste vai ser menor.

 

 

5. Crie um padrão para desempenhar as atividades repetitivas

Muitas tarefas que se repetem com  frequência, tornando a sua realização quase mecânica, podem ser padronizadas e até mesmo automatizadas. A dica aqui é organizar essas tarefas em um momento do dia, assim você já programa o seu cérebro para que, quando chegar no trabalho, por exemplo, o primeiro período será para atividades repetitivas, como ler e responder e-mails, criar campanhas, etc.

 

6. Use ferramentas para automatizar suas tarefas e aumentar sua produtividade

Uma das grandes vantagens de vivermos na era da tecnologia é o fato de ela oferecer soluções práticas e versáteis para a maioria dos problemas da vida moderna. A dica é usar ferramentas que ajudem na gestão de suas tarefas.

A maioria dessas ferramentas tem um baixo custo ou até mesmo são fornecidas de graça, muitas ferramentas online permitem fazer mais em menos tempo, otimizando processos sem comprometer os resultados. Gerenciar projetos, criar e compartilhar documentos e aperfeiçoar a comunicação interna e externa são algumas das opções.

O mesmo se pode dizer dos aplicativos, sempre à palma da mão para acesso via dispositivos móveis. Hoje em dia, há soluções para todas as áreas – e não é diferente na gestão empresarial. Planejar as tarefas diárias, organizar a agenda, gerenciar clientes e melhorar a gestão de força de vendas são ações que podem ser executadas pelo smartphone. E se desejar uma solução completa, vale lembrar que o FlyERP funciona de forma totalmente online e certamente vai otimizar e muito sua produtividade nos processos empresariais.

 

Só depende de você

Apresentamos ao longo deste post 6 maneiras de tornar seu processo produtivo mais eficaz, garantindo assim um aumento da produtividade e consequentemente nos resultados. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que possam ajudá-lo a melhorar sua performance no dia a dia. É sempre bom lembrar, que essas são apenas técnicas e que tudo depende de você por em prática tudo isso e fazer acontecer.

E você, que soluções você tem buscado para ter mais qualidade e produtividade? Comente

Comentários

comentários