fbpx
logo-flyerp

Os 4 erros contábeis mais comuns que podem causar problemas para sua empresa

O Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro divulgou um estudo preocupante em relação ao controle contábil empresarial feito no Brasil, segundo o CONFEB mais de 80% das empresas contam com problemas em sua contabilidade interna ou na empresa encarregada de prestar esse tipo de serviço.

Tendo esses dados como base, decidimos criar um post citando quais são os erros contábeis mais comuns. Para que sua empresa possa evitá-los e assim não ter maiores dores de cabeça.

Controle de pagamentos desalinhado

O processo contábil de qualquer empresa é baseado em fluxos, entre esses de destacam o fluxo de pagamento de tributos e de colaboradores nas datas corretas.

A falta de um sistema interno de organização nesses lançamentos, na geração de guias de pagamentos, atrasos ou até mesmo em casos mais graves na omissão de pagamentos são alguns desses problemas. E esses são pequenos erros, felizmente, são fáceis de evitar, só é preciso ter um controle mais efetivo de prazos e datas e assim garantir a exatidão nos lançamentos.

Adotar um software de gestão empresarial pode ser a solução mais simples e descomplicada para evitar e controlar de maneira mais rápida e eficiente esses fluxos de pagamentos.

Falta de controle dos arquivos contábeis

Esse possivelmente é o erro mais comum no processo contábil. Todos sabem que tudo que é declarado na contabilidade deve ser potencialmente provado. Então, é neste momento que o processo é falho, pois algumas empresas não contam com um sistema eficiente e ágil de organização de notas e documentos fiscais.

Manter documentos fiscais arquivados em versão digital é o método mais eficiente de evitar de perder esse tipo de dado e ainda evitar arquivos duplicados, falta de emissão de documentos ou até mesmo verificar divergências de valores.

Esses pequenos cuidados deixam sua empresa resguardada de levar maiores sustos e multas por conta de divergências contábeis.

Ferir os princípios contábeis

Respeitar os princípios da contabilidade garante que sua empresa tenha um processo mais uniforme. Mas uma prática ainda muito comum é praticada por alguns contadores e escritórios de contabilidade, como supervalorizar os ativos, por exemplo.

Esse tipo de atitude, fere o princípio de prudência, e pode gerar uma falsa interpretação do patrimônio da sua empresa, e isso certamente vai acarretar em decisões estratégicas equivocadas e altamente prejudiciais para o futuro da sua empresa.

Problemas na emissão de Notas Fiscais

A emissão correta de notas fiscais depende de uma série de fatores, como o preenchimento correto de campos como PIS, ISS e COFINS, sendo assim é um processo que sempre está sujeito a falhas, principalmente se esse processo de preenchimento for sempre feito de forma manual. Esse tipo de erro prejudica sua empresa, pois vai fazê-la pagar impostos desnecessários ou até mesmo receberem advertências e notificações de órgãos de fiscalização.

Para evitar esse tipo de erro é interessante que sua empresa automatize esse processo de emissão de notas, isso pode ser feito através de um sistema de gestão contábil, esse tipo de software faz todo o controle das notas fiscais de entrada e saída, facilita todo o lançamento e agiliza a emissão. Além de se tornar um diferencial para sua empresa.

[epico_capture_sc id=”468″]

Compartilhe nas redes sociais:

Ganhe tempo para aquilo o que realmente importa.

Sem planilhas, você ganha mais tempo para ficar com seus filhos e curtir a família.

Ou fale com um especialista > Clicando aqui