Aprenda a otimizar a cobrança via boleto na sua empresa

6 dicas para fazer melhores negócios com seus fornecedores
12 de abril de 2018
Fluxo de caixa: Aprenda a utilizar como uma ferramenta gerencial
25 de abril de 2018
Exibir tudo

Aprenda a otimizar a cobrança via boleto na sua empresa

Manter o controle financeiro da sua empresa não é uma tarefa fácil se feito de maneira manual, isso não é novidade, sempre batemos nessa tecla em nossos posts.

Automatizar seu processo financeiro é algo simples de ser feito e que trás inúmeros benefícios para seu negócio, mantem seu processo mais organizado e reduz consideravelmente o tempo dedicado a processos manuais e muitas vezes falhos de controle.

Levando isso em consideração neste post, vamos tratar de como otimizar seu processo de cobrança via boleto bancário, vamos lá:

 

Por que utilizar boletos bancários?

O boleto bancário é uma das opções de pagamento mais utilizadas atualmente pela praticidade, segurança e comodidade, pois seu pagamento pode ser feito tanto em agências bancárias, casas lotéricas e principalmente pela vantagem das transações online ou via apps de instituições bancárias.

Sendo assim, vamos repassar algumas dicas de automatização e gestão de boletos que vão ajudar sua empresa a otimizar esse processo e facilitar assim sua vida, evitar a inadimplência e facilitar a comunicação e relacionamento com seus clientes.

 

Qual a melhor opção para a sua empresa

A escolha de que tipo de cobrança escolher deve vir de encontro as necessidades da empresa e as possibilidades em oferecer mais e melhores opções aos clientes.

Existem duas formas de cobrança por meio de boleto bancário: boletos com e sem registro.

No caso do boleto sem registro, o banco apenas saberá da existência do boleto no momento que o mesmo for quitado.

Já os boletos com registro são registrados pelo banco no momento da sua emissão e, no caso de não pagamento, podem ser protestados em cartório, o que gera maior segurança a empresa.

Mas vale destacar que Federação Brasileira de Bancos (Febraban), alterou as regras de emissão de boletos, sendo permitidos apenas emitir boletos com registros, não podendo mais incluir boletos sem registro. O objetivo é trazer maior transparência ao mercado de pagamentos e maior segurança as empresas quanto ao recebimento do que foi transacionado.

Escolhendo o tipo de cobrança, a emissão de boletos pode ser realizada de forma simples e prática, integrando todos os processos da empresa. Ou seja, é possível integrar a geração de boletos ao fluxo de caixa, estoque, setor de compras e vendas e passar a ter uma melhor gestão de prazos e valores, o que oferece ao gestor estabelecer estratégias de pagamento e que não compromete o ciclo operacional da empresa.

 

Tenha controle sobre os boletos emitidos

Indiferente da forma de pagamento que sua empresa utilize, ter um controle efetivo sobre como está sendo feito esse processo é vital para evitar problemas.

No caso dos boletos bancários com registro, a empresa que faz a emissão dos boletos tem que fazer o pagamento por cada boleto emitido, mesmo que o cliente não venha a pagar o mesmo, a vantagem é que caso o boleto não seja quitado, este será encaminhado para protesto em cartório, além de outras penalidades que podem ser aplicadas para o devedor.

Então, é importante saber a quantidade de boletos emitidos pela sua empresa e assim gerir de forma mais eficiente as taxas cobradas pelo seu banco para fazer esse processo.

Com um controle efetivo dos boletos gerados, também fica muito mais fácil negociar taxas menores com seu banco para emissão dos mesmos, ou estudar outras instituições que ofereçam taxas menores.

 

 Gestão dos vencimentos é fundamental

A grande maioria dos seus clientes que deixam de pagar os boletos ou atrasam o pagamento, não o fazem por má fé, isso acontece muitas vezes por mero esquecimento ou falta de planejamento.

Adotar formas de informar seus clientes com antecedência quando uma fatura vai vencer é uma estratégia simples e muito funcional, pois se você conta com um sistema de gestão que emite esses documentos de forma automática e consegue gerar lembretes antecipados e enviar para seus clientes sobre futuros vencimentos, isso vai facilitar a organização financeira do mesmo e também reduzir consideravelmente a inadimplência.

Então, pense nisso, otimize a comunicação de cobrança entre sua empresa e seu cliente e garanta seu pagamento em dia e uma boa relação comercial futura entre ambos.

 

Um software de gestão vai te ajudar

Se sua empresa ainda faz a emissão de boletos diretamente pelo aplicativo do seu banco ou até mesmo não utiliza essa tecnologia é hora de repensar seus conceitos.

Buscar um software de gestão financeira que faça essa integração automática entre orçamentos, vendas, boletos e notas fiscais, além da gestão de cobranças e vencimentos é algo primordial para melhorar seu processo comercial como um todo.

Com o FlyERP sua empresa ganha mais agilidade com a integração de todo o processo de pedidos e vendas, assim sua equipe não perde mais tempo digitando dados duplicados, garanta a integridade das informações de suas vendas.

Após aprovar os pedidos de vendas, já faz a emissão dos boletos e as NF-e para seus clientes. Mantenha todas as transações salvas em seu sistema para que não necessite futuramente fazer todo o processo novamente. Duplique e edite novos pedidos e ganhe muito mais tempo para se dedicar ao seu negócio.

#DecoleComFlyERP

Comentários

comentários

//]]>