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Como sua PME pode realizar vendas realmente lucrativas

Toda a empresa promove vendas para poder arcar com despesas, potencializar seu crescimento e ter melhores resultados para novos investimentos, podemos resumir tudo isso em obter lucro.

Mas como promover vendas que realmente proporcionem esse tipo de ganho e compensem os custos investidos, a resposta para isso é a mesma para todos os setores e áreas da empresa, nada pode ser feito sem uma boa gestão e administração dos processo como um todo.

Somente assim é possível mensurar o lucro real, corrigir possíveis falhas e otimizar processos.

Muitos empreendedores caem no erro de pensar e agir seguindo somente um padrão de precificação de seu produto ou serviço, elaborarem os preços de venda baseados no custo da matéria-prima, colocando uma margem de lucro somente levando em consideração esse fator, e isso por vezes, mesmo que essa margem seja elevada, acaba por trazer resultados inexpressivos.

Mas para que isso não aconteça é necessário ter uma boa gestão empresarial, levando em consideração inúmeros fatores, como fluxo de caixa, problemas com fornecedores, inadimplência dos clientes, desconhecimento de todos os custos de produção e uma comunicação ineficiente entre os setores da empresa. Esse fatores são preponderantes e não devem ser deixados para o processo de definição de valor de um produto ou serviço.

Mas como saber se suas vendas estão gerando os lucros necessários? Como deve ser feito esse cálculo? Então, neste artigo vamos falar sobre esse assunto e repassar dicas que vão lhe ajudar a encontrar essas respostas.

Como saber qual o valor ideal para venda de meu produto?

O cálculo para encontrar a margem de lucro é feita de forma simples e muito conhecida: somando as vendas, subtraindo o custo das mercadorias, as despesas variáveis e fixas (inclusive a folha salarial da sua empresa). Tendo esse valor em mãos é possível modelar o valor do produto para que ele gere lucros. Como já falamos anteriormente e você pode perceber é que os ganhos não são calculados somente pelo valor de venda do produto, mas envolvem outros fatores geradores de custos para sua empresa.

Caso, após fazer esse cálculo, os resultados não ficarem abaixo do esperado, é partir para a ação e executar algumas movimentações e mudanças no processo, como por exemplo, renegociar valores de compras com seus fornecedores ou aumentar seu valor final de comercialização. Mas, antes de aumentar qualquer valor de comercialização é necessário avaliar outra variável, essa no caso externa, o valor competitivo praticado no mercado, se sua concorrência oferece um produto similar por um preço menor, então de nada vai adiantar sua empresa aumentar o valor de venda, pois seu produto vai ficar encalhado.

Então a principal dica nesse caso, é começar a verificação pelas despesas internas de sua empresa, pois deve ter algo fora da curva que pode ser melhorado e assim não se torna necessário fazer mudanças no valor final de venda ao cliente.

Como otimizar a margem de lucro?

Caso seu preço de venda esteja dentro dos padrões do mercado e suas despesas internas também de acordo e sem necessidade ou possibilidade de cortes, é preciso buscar outras saídas para otimizar sua margem de lucro com as vendas. Listamos abaixo algumas ações que vão ajudá-lo:

Renegocie com seus fornecedores

Um dos principais fatores que implicam no preço final de venda de seus produtos e consequentemente na margem de lucro é o preço da matéria-prima que você compra de seus fornecedores. Caso esse custo seja muito elevado, é hora de buscar novas empresas empresas que ofereçam produtos similares e com qualidade parecida e com valores menores ou renegociar valores e prazos para que se adequem a realidade financeira da sua empresa.

Antes de trocar seu fornecedor não esqueça de levar em consideração a qualidade do produto oferecido e se isso vai implicar em muitas mudanças na qualidade do seu produto final e pode ter uma aceitação menor dos seus clientes.

Pratique um preço justo

Muitas empresas cometem o erro de praticar preços muito abaixo do mercado para diferenciar seus produtos da concorrência. E isso pode ser um tiro no próprio pé, pois sua margem de lucro reduz muito, enquanto suas despesas continuam aumentando. Então, estabelecer um preço que seja justo, mas lucrativo, é uma das regras básicas para que seu negócio cresça de uma forma mais saudável e organizada.

Foque na qualidade de seu produto

Muitos empreendedores ao entrar no mercado de vendas, tomam um caminho nada assertivo, tentando vender mais e de qualquer maneira e com um preço competitivo, acabando se esquecendo de outra variável importante, a qualidade do produto que será entregue ao cliente final.

Caso você almeje aumentar sua margem de lucro e se manter por um longo prazo no mercado de forma competitiva, precisa desenvolver produtos com novas ideias e diferenciais, oferecer serviços ou produtos de forma eficientes e que ajudem a resolver demandas de seus clientes. Se nem mesmo você vê potencial no seu produto, certamente o cliente não motivo nenhum para comprá-lo. Portanto, forneça itens de qualidade e não esqueça do marketing para promover sua marca e seus produtos.

Facilite sua gestão com os indicadores

No processo de gerenciamento de qualquer empresa, é de extrema importância estar sempre ligado nos sinais que empresa está tentando te mostrar, como por exemplo ter o conhecimento do seu fluxo de caixa e da sua margem de lucro. Fique sempre de olho nestes itens para ter uma empresa financeiramente saudável, e que no final do mês mostre os resultados esperados.

Para otimizar esse processo e ter uma visão mais ampla de seu indicadores, o ideal é trabalhar com softwares que facilitam muito chegar a esse indicadores, como os de gestão empresarial. Assim, você somente precisa se preocupar com a parte estratégica da sua gestão, tendo como base relatórios confiáveis para tomar as melhores decisões e tornar cada dia mais seu negócio lucrativo.

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