Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/e/23/70/flyerp/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/e/23/70/flyerp/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/e/23/70/flyerp/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
FlyERP | Soluções integradas para o seu negócio | Guia Completo para você não errar no Fechamento Mensal da sua empresa
logo-flyerp

Guia Completo para você não errar no Fechamento Mensal da sua empresa

Manter seu negócio sempre saudável financeiramente não é uma tarefa nada fácil e exige uma sinergia entre sua empresa e seu contador. Esse trabalho quando executado de maneira correta e profissional por ambos os lados tende a garantir que o funcionamento dos controles das entradas e saídas de recursos seja feitos com precisão.

Levando em consideração a importância do controle financeiro e alocação adequado de recursos, um passo importante para que esses dados sejam apurados com precisão, principalmente se tratando de MPEs é o fechamento mensal. Esse processo é realizado geralmente no início de cada mês levando obviamente as informações do mês anterior, seu objetivo é elaborar uma estratégia eficiente para o crescimento da empresa no mês atual, levando em consideração os resultados já atingidos e resolver possíveis falhas ocorridos.

Em suma, a função da empresa e do escritório contábil podem ser listados da seguinte forma: A empresa tem a obrigação de fornecer os dados financeiros, como notas fiscais e comprovantes de venda e recebimento para que o escritório de contabilidade faça a análise dos dados, confira se se estão todos dentro do padrão e conforme a lei e após isso façam o lançamento final no fechamento e retornem as informações novamente para o setor financeiro.

Após esse processo é possível analisar quais foram os pontos positivos e os negativos do mês anterior e assim adaptar o planejamento estratégico para o mês corrente e os subsequentes.

Sendo, assim o principal objetivo é listar todas as operações de forma clara e correta, de modo que cada dado seja examinado e incluído no DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) e/ou no Balanço Patrimonial da empresa. É por isso que caso os contadores verifiquem que existem divergências nos lançamentos eles devem estar autorizados a conferir com o setor financeiro a verificar o porque do erro, ajustar e após isso fazer a conciliação contábil.

Então, como observamos é muito importante que haja um trabalho em conjunto entre setor financeiro e contador, somente assim esse processo pode ser totalmente integro.

 

Como funciona o processo para o fechamento mensal

O contador é peça indispensável para qualquer empreendimento que se deseja ter sucesso. Pois, ele é o profissional responsável pelo cálculo dos impostos, entrega das obrigações e registro nos livros obrigatórios. Mas, para que isso seja possível ele necessita receber essas informações da sua empresa de maneira correta (gastos e receitas, notas fiscais, extratos bancários etc).

Podemos dividir essas documentação que deve ser enviada para seu contador nas seguintes categorias: trabalhistas, fiscais, controle de estoque e fiscais, Abaixo, vamos listar cada um deles e os respectivos documentos que os compõem:

 

Documentos Trabalhistas

São documentos relacionados as seus colaboradores e vão ajudar nos cálculos de impostos de salários e tributos relativos, são eles:

  • Comprovantes de pagamento: salários, pró-labore, férias, vale-transporte e atestados médicos de funcionários.
  • Guia de impostos ou contribuições: INSS, FGTS, contribuição sindical e outras contribuições;
  • Movimentos e recibos: relacionados aos serviços contratados de autônomos e cooperados;

Documentos Fiscais

Os documentos fiscais devem ser entregues de maneira minuciosa, pois erros podem ocasionar problemas com o governo, como multas e notificações, os documentos são os seguintes:

  • Arquivos eletrônicos: são os documentos emitidos em formato digital. Alguns exemplos são: redução Z, arquivos do Sped Fiscal e notas fiscais em formato XML;
  • NF-e : é preciso guardar e entregar ao contador todas as notas fiscais, sem exceção. Isso inclui as de entrada e de saída de produtos, de prestação e contratação de serviços, de conhecimento de transporte e de compra de bens;
  • NF-e de concessionárias: referem-se a serviços, como os de telefonia e energia elétrica;
  • Comprovantes de pagamento dos impostos: é o caso do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), da GARE (Guia de Arrecadação Estadual) e da GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais).

Documentos contábeis

Os documentos que não estão ligados às áreas trabalhista e fiscal são incluídos na movimentação contábil. São eles que permitem o controle de caixa, tais como:

  • Arquivos eletrônicos: como extratos em formato OFX e controle de caixa;
  • Extratos: bancários, de aplicações, cartões de crédito, empréstimos e descontos de duplicatas;
  • Recibos e contratos: de locação, de honorários, despesas diversas e contratos a pagar;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas.

 

Controle de estoque

O controle de estoque e inventário é necessário para que o contador possa apurar os custos das mercadorias vendidas e das despesas relacionadas a vendas e transferências de produtos ou serviços.

 

Obtenha seus dados em poucos cliques

Todos nos já sabemos a facilidade que automação de processos trás para nossas empresas, isso se torna ainda mais claro, quando falamos de MPEs, pois os processos são acumulativos e geralmente feitos por poucas pessoas que fazem parte do seu negócio.

Sendo assim uma ótima estratégia é adotar um bom sistema de gestão empresarial, que faça o controle efetivo de todas as entradas e saídas financeiras, estoque, emissão e recebimentos de notas fiscais e custos, aumentando a produtividade e evitando que você fique quebrando a cabeça no final de cada mês separando informações e atualizando planilhas, recibos e notas fiscais para enviar para seu contador.

Otimize seu processo de fechamento mensal, melhore seu fluxo de trabalho e integre todos os setores da sua empresa. Além, disso tudo fica muito mais fácil analisar como estão os processos em tempo real e assim maximizar a velocidade no processo de tomada de decisões.

O FlyERP é um dos principais ERP do mercado voltado para micro e pequenas empresas e escritórios contábeis. Por ser totalmente online, somente com um simples acesso a internet, de qualquer lugar e a qualquer momento é possível fazer registros, consultar e acompanhar as atividades do seu negócio.

Caso tenha ficado interessado, entre em contato com nossos consultores e solicite um demonstração sem compromisso, após testar certamente você vai se perguntar o porque não automatizou seu processo empresarial antes.

Clique aqui e veja todas a nossas funcionalidades.

Compartilhe nas redes sociais:

Ganhe tempo para aquilo o que realmente importa.

Sem planilhas, você ganha mais tempo para ficar com seus filhos e curtir a família.

Ou fale com um especialista > Clicando aqui