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Ou fale com um especialista > Clicando aquiUma coisa que todos temos plena certeza é que se você tiver foco e trabalhar duro em uma ideia, mais cedo ou mais tarde ela vai começar a gerar bons resultados, o sucesso é construído com muito suor, dedicação e paciência, dia após dia.
Muitos empreendedores que estão iniciando seu negócio já querem entrar no mercado tendo uma alta rentabilidade, esse tipo de pensando está um tanto quanto distante da realidade da maioria das pequenas e médias empresas.
Não existe como ter uma resposta exata para essa pergunta, justamente por depender de vários fatores internos e externos, como investimento inicial, potencial do mercado, prática de divisões dos sócios entre outros exemplos.
Existem casos de empresas que nunca amargaram um só dia de prejuízo, mas tenha certeza, essas empresas são exceções a regra. A realidade é que a maioria necessite de alguns meses e em alguns casos anos para alcançar um ponto de equilíbrio e começar a ter os reais retorno do seu investimento. Então, não se iluda que vai sair ganhando fortunas, pois se fosse fácil assim, qualquer pessoas seria dona de seu próprio negócio.
Faça uma pesquisa rápida entre as empresas que atuam no mesmo segmento do seu negócio, nas suas concorrentes. Isso pode te ajudar a encontrar um período médio em que a lucratividade começa a ser percebida no meio que você está inserido. No entanto, isso é apenas uma base de comparação, mas sua empresa pode demorar mais tempo para chegar a tal maturidade ou menos, pois isso também depende das práticas de gestão que nela são aplicadas.
Nunca esqueça que o investimento do trabalho em uma empresa não é uma constante, é algo altamente variável e por isso exige que os empreendedores tenham persistência e resistam as dificuldades. É importante ter bastante paciência nos primeiros meses, sendo que nesse período inicial, provavelmente seu investimento vai ser maior que seu retorno. Muitos empresários fracassam justamente nesse momento, por não terem paciência suficiente para esperar e acreditar um pouco mais que o seu negócio vai dar certo.
Você deve focar na área comercial, em estratégias de publicidade e marketing, e ter a consciência que muitas pessoas vão conhecer seu produto, mas a grande maioria delas não vai se interessar por ele, mas essa minoria que você consegue a atenção deve ser lapidada para que possa se efetuar o processo de venda. Então, não se abale e não se frustre com sua área de publicidade, pois o mercado é exatamente assim, muita procura, mas a concorrência também é grande, então se não deu certo o negócio com esse cliente, continue tentando, veja onde você pode ter errado, corrija e siga em frente, pois sua empresa está no caminho certo.
Por isso, para se ter um negócio lucrativo é necessário que as empresas não apenas se concentrem em suas operações internas de criação, melhoria e otimização dos seus produtos ou soluções. É necessário investir em ações de marketing e relacionamento com o cliente. Mostre aos seus prospects as vantagens de se comprar da sua empresa, pois são eles que vão te ajudar a transformar seu negócio em algo lucrativo. De nada adianta ter o melhor produto do mercado, se ninguém conhece e sabe das suas inúmeras vantagens.
Manter uma gestão financeira e administrativa sempre afinada é fundamental, para que a empresa consiga superar períodos de baixa vendas e de escassez de uma forma mais tranquila. Mantenha um fluxo de caixa bem administrado e atualizado, isso pode fazer a diferença enormes nas tomadas de decisões. Afinal, assim você vai saber de antemão a variação de lucratividade em todos os períodos, tendo isso como base é possível prever e tomar soluções mais rápidas em momentos de grana mais curta.
Outro ponto muito interessante em se ter um controle efetivo financeiro da sua empresa é a questão de investimentos, sabendo quais são os períodos de maior lucratividade, pode-se planejar o crescimento da empresa, com aquisição de novas máquinas, equipamentos e pessoal. Elevando assim sua rentabilidade sem sufocar as contas da empresa.
Se o empreendedor está disposto a encarar os desafios necessários para atingir o sucesso, já está dando um passo muito grande fazendo um gestão eficiente de sua empresa.
E aí, como anda a lucratividade da sua empresa, você tem outras dicas que funcionaram com você?
Boa gestão, boas vendas e ótimos lucros.
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