5 super dicas para micro e pequenas empresas

Princípio de Pareto: O que é e como ele tem influência direta na sua produtividade?
17 de agosto de 2017
Reforma Trabalhista: O que muda para micro e pequenas empresas?
31 de agosto de 2017
Exibir tudo

5 super dicas para micro e pequenas empresas

Ter um negócio nem sempre é uma tarefa fácil, mas quando se tem a ajuda certa, esse caminho pode ser mais prazeroso do que se imagina. Por isso, ao criar a sua empresa, é muito importante conhecer as principais dicas para micro e pequenas empresas sobre um universo da gestão empresarial.

Desde em relação aos seus clientes e suas necessidades, até o gerenciamento do seu estoque, devem estar na ponta do lápis para um melhor aproveitamento do seu negócio.

 

5 Dicas para micro e pequenas empresas

Uma das dicas para micro e pequenas empresas é conhecer de uma forma mais profunda os seus clientes. Isso significa que, se você conhecer ao máximo os seus clientes, maiores serão as suas chances de ter sucesso e, claro, de aumentar a sua produtividade.

Para isso, é importante conhecer além das informações básicas. É preciso conhecer o comportamento desse público, os hábitos e as suas rotinas.

Na lista de dicas para micro e pequenas empresas, podemos encontrar a necessidade de ser um bom gestor administrativo e, claro, possuir uma boa gestão de equipes. Ou seja, muito pensam que é preciso apenas realizar a administração a empresa com os poucos conhecimentos adquiridos dentro da graduação, mas não é só isso.

Ter maior conhecimento sobre a administração e gestão de equipes, são formas de não levar o seu negócio para o fundo do poço.

Podemos encontrar também na lista de dicas para micro e pequenas empresas, as questões financeiras da empresa e do mercado. Para ambos, é essencial ter muita organização.

Isso significa que, muitos empreendedores se encontram em meio a uma grande desorganização quando se trata da empresa e das suas finanças. Por isso, é muito importante organizar o fluxo do caixa, por meio de planilhas ou softwares de gestão que vão ajudar no controle.

Além disso, se achar necessário, é possível encontrar softwares que podem ajudar a realizar o controle das finanças do seu negócio. Assim, o empresário terá o controle total e poderá criar um planejamento para o crescimento do seu negócio.

Separar as despesas pessoais das empresarias, também está na lista de dicas para micro e pequenas empresas.

Devido a alguns apertos financeiros ou por conta da grande desorganização, acontece de o empreendedor utilizar o dinheiro da empresa para sanar possíveis despesas pessoais. Esse é um grande erro e que deve estar fora de questão durante a gestão da sua empresa.

Realizar o gerenciamento do seu estoque é também uma das dicas para micro e pequenas empresas. Isso significa que, gerenciar o estoque é um ponto fundamental para o sucesso de um negócio, independente da sua plataforma.

Com isso, é importante estar por dentro da quantidade de itens que a sua empresa possui, como é o caso de empresas que trabalham com produtos que possuem a validade menor, sendo assim um gerenciamento ainda mais rigoroso.

Essas foram as dicas para micro e pequenas empresas que deve estar na sua lista quando criar o seu negócio ou se quiser crescer ainda mais. Adotar essas dicas para a sua vida profissional é o caminho par ao sucesso e poucas dores de cabeça.