fbpx
logo-flyerp

Por que sua empresa precisa de um bom contador e como escolher um?

Muitas empresas tem uma visão errada sobre o papel da contabilidade na sua empresa, achando que é apenas um mero cumprimento de obrigações fiscais e tributárias, mas na verdade o trabalho do contador deve ser vista como um recurso para a melhor eficiência da gestão de sua empresa.

Mas como encontrar um profissional para que possamos criar uma verdadeira parceria de sucesso? É isso que vamos abordar neste post, traremos informações úteis para que você encontre e escolha o melhor contador para auxiliar no crescimento do seu negócio.

 

Por que sua empresa precisa de um contador?

Indiferente da fase e do porte de seu negócio, não faltam razões para recorrer a experiência e aos conhecimentos de um contador. Mesmo sua empresa sendo de pequeno ou médio porte é muito importante contar com os serviços desse tipo de profissional, nessas empresas que estão iniciando no mercado.

Geralmente há um acúmulo de tarefas pela sua estrutura enxuta e de baixo custo, então acontece uma sobrecarga de tarefas sobre os colaboradores. Então a ajuda de um bom contador para cuidar da parte que lhes cabe é sempre muito bem vinda, se torna altamente relevante e rentável.

Por exemplo, para abrir uma empresa, quais são os documentos que precisam ser apresentados, em um planejamento estratégico ou até mesmo uma previsão orçamentária, esses são alguns dos inúmeros assuntos que você não vai precisar se preocupar e que certamente um profissional mais capacitado vai te dar respostas mais seguras e que vão potencializar suas decisões estratégicas.

Então vale muito a pena contar com uma parceria de um contador para resolver esses tipos de demandas e você pode focar no que realmente importa que é a operacionalidade de seu negócio.

Essas demandas que citamos são as iniciais e mais derradeiras de qualquer empresa, durante todo o processo de operação de qualquer empresa, surgem outras inúmeras necessidades para que possa manter seu negócio funcionamento de forma saudável, tudo que abrange tributos e folha de pagamento, por exemplo. Só de pensar em ter que fazer isso sem a ajuda de um profissional já dá uma tremenda dor de cabeça. Não é mesmo?

E quando os negócios não estão indo muito bem ou até mesmo você está pensando em aumentar seus investimentos para atingir um público maior e expandir seus negócios, para que recorrer para calcular os custos desses investimentos ou para fazer uma análise de cortes de despesas?

E esses são somente alguns dos muitos exemplos que podemos citar para convencer que sua empresa necessita de um profissional ou empresa que responda pela sua área contábil, afinal é muito melhor contar com alguém que tenha vivência na área para te passar confiança e sugerir as melhores práticas de gestão.

 

O que um bom contador deve oferecer?

Muitos quando pensam em contratar um serviço de um contador, já pensam nas seguintes tarefas: Preencher documentos fiscais, atender às leis fiscais, atualizar o registro da empresa, realizar o balancete e organizar a folha de pagamento de seus colaboradores. Sim, essas são algumas das atividades mais corriqueiras de um escritório contábil.

Mas você deve buscar o suporte profissional para o seu negócio, um profissional que realmente esteja preocupado em dar um além desse trabalho convencional, é claro que toda essa parte é muito importante para que sua empresa possa se manter em conformidade com a legislação e trabalhar de forma segura e tranquila. Mas um bom contador vai estar presente para te ajudar a encontrar as melhores soluções para potencializar o crescimento de sua empresa.

Listamos algumas habilidades que devem ser levadas em conta para fazer a escolha correta:

Fazer uma abordagem integral das finanças da empresa

Você certamente quando contrata um contador, você faz isso pensando em fugir e não precisar fazer todos aqueles cálculos financeiros, que provavelmente fogem da sua área de conhecimento. Então, nada melhor que deixar isso para um profissional confiável.

Mas por trás de todos esses números gerados pelos lançamentos de receitas e despesas, deve haver uma estratégia em andamento, no qual o objetivo é avaliar a situação financeira da empresa e, a partir dessa análise, instruir o empreendedor quanto as decisões que precisam ser tomadas para dar melhores rumos para seu negócio.

Ele tem a obrigação de te conduzir e te informar sobre os equívocos financeiros que caso venha a verificar, como por exemplo uma queda brusca no seu dinheiro em caixa, sobre as alternâncias de sua margem de lucro, verificando se este problema está ocorrendo pela precificação errada de seus produtos ou serviços, ou por problemas de estoque ou compras erradas. Tudo isso, vai exigir uma reorganização estratégica dos seus processos, e certamente o contador vai te ajudar neste processo para que você tome o rumo mais adequado nas suas finanças.

Esse é um passo básico a esperar da contabilidade na empresa: não importa qual seja a atividade exercida, o contador deve ser o seu aliado para reduzir despesas e otimizar recursos, atacando cada centro de custos – o que terá reflexos positivos no faturamento.

Incentivar o uso de novas tecnologias

Muitas empresas de contabilidade ainda usam planilhas e mais planilhas para fazer o controle contábil interno e provavelmente de seus clientes, nada contra o uso delas, pois são boas ferramentas. Mas quando sua demanda aumenta muito, elas se tornam um tanto quando inseguras, sujeitas a erros e trabalhosas demais para se manterem atualizadas, já que não tem uma ligação entre os diversos controles.

Além de tornar o processo muito entediante, pois atualizar inúmeras planilhas muitas vezes com as mesmas informações não é assim tão eficiente. Não é mesmo?

Ainda bem que a tecnologia chegou para a grande maioria das empresas e também escritórios contábeis. Atualmente para ter um gestão moderna, eficiente e com níveis de erros e retrabalho quase inexistentes, existem os softwares de controle empresarial e gerencial. Muitos deles podem ser acessados de qualquer lugar, por serem totalmente online.

Esse tipo de solução veio para facilitar e muito a vida de todos os envolvidos no processo empresarial, seja eles empreendedores, colaboradores e principalmente as empresas que prestam serviços contábeis para locais que utilizam esse tipo de solução tecnológica. Afinal fica muito mais fácil, gerar relatórios rapidamente, das mais diversas áreas da empresa, cruzar dados de compras, vendas e estoque para buscar falhas no processo, tornando assim a tomada de decisão muito mais assertiva e rápida.

O contador que trabalha com esse tipo de solução ou orienta seu uso mostra-se aberto às novas tecnologias que tão bem podem fazer para a gestão de uma empresa.

Estar em atualização constante em relação a leis e normas

As leis se alteram, seus textos são atualizados e sempre esse processo está em mudança. Sendo assim, muitas vezes o que era ideal para uma empresa, se torna obsoleto e não tem mais valor, por conta de uma mudança na legislação. Esse tipo de situação é muito comum, principalmente se tratando de Brasil e também quando envolve impostos e alíquotas.

É claro que você como um empreendedor antenado, vai estar por dentro das mudanças mais drásticas, mas provavelmente não conseguirá ficar atento a tudo.

Por isso, neste momento sua empresa precisa contar com um profissional realmente preocupado com a segurança fiscal e tributária da sua empresa, o contador deve manter a empresa informada sobre as atualizações na legislação vigente e fornecer possíveis ajustes que devem ser feitos para se adequar as mudanças.

 

Conhecer seu nicho de atuação

Cada empresa tem suas particularidades. Um escritório de contabilidade que atenda a negócios de atividades diversas precisa conhecer em cada um deles tudo aquilo relacionado ao processo produtivo que cause efeitos diretos na gestão.

As suas despesas fixas e variáveis não são as mesmas daquelas encontradas em outra empresa atendida pelo seu contador, da mesma forma que acontece com seus custos diretos e indiretos. A capacidade de lidar bem com esses detalhes e prover o negócio das melhores soluções a ele aplicáveis é uma qualidade esperada da contabilidade.

Pois bem, esperamos que com esse post você tenha conseguido visualizar e aprendido sobre qual a importância de ter um bom profissional de contabilidade ao seu lado e o que levar em consideração na escolha dessa parceria.

Certamente com a escolha de um bom contador a gestão da sua empresa muito a ganhar.

[epico_capture_sc id=”468″]

 

Compartilhe nas redes sociais:

Ganhe tempo para aquilo o que realmente importa.

Sem planilhas, você ganha mais tempo para ficar com seus filhos e curtir a família.

Ou fale com um especialista > Clicando aqui