Aprenda a escolher o melhor software de gestão para sua empresa.

5 erros graves que podem acabar com sua gestão industrial
9 de setembro de 2016
Tudo que você precisa saber sobre o fim do boleto sem registro.
11 de outubro de 2016
Exibir tudo

Aprenda a escolher o melhor software de gestão para sua empresa.

A grande maioria das empresas estão se modernizando, seja por necessidade ou para não ficar para trás da concorrência  e para isso estão adotando um software de gestão para lhe ajudar para otimizar e automatizar muitos de seus processos. Porém, nessa luta pela modernização muitos empresas acabam não avaliando alguns pontos que devem ser levados em consideração ao escolher um sistema. E isso pode acarretar em problemas posteriores.

Quando não se tem domínio total sobre o assunto, é importante contar com ajuda de profissionais da área de tecnologia ou que conhecem sobre a implantação desse tipo de sistema. Pensando nisso, neste post nós da FlyERP vamos repassar algumas dicas úteis que certamente vão lhe ajudar a fazer a melhor escolha possível.

 

Escolha um software de fácil implementação

Se você pensa que vai adquirir um software, simplesmente instalar e ele vai resolver todos os seus problemas, sinto lhe informar, mas você está errado. Todos os bons softwares de gestão necessitam de uma configuração inicial, orientação e treinamento dos funcionários de acordo com as necessidades de seu negócio. Dependendo do caso e do tamanho da empresa esse processo pode se tornar bastante difícil e demorado, por isso, busque alternativas mais fáceis e mais amigáveis.

Dê preferência aos softwares que não exigem muitas configurações técnicas e que contam com uma equipe pronta pra lhe ajudar e que se adequem melhor ao perfil de sua equipe. Quanto mais simples, certamente mais fácil será o gerenciamento.

Não esqueça de pesquisar e buscar como funciona a questão de suporte pós-venda, pois certamente várias dúvidas vão surgir e você precisa saber onde buscar e quais serem os custos disso.

 

Tenha consciência da sua real necessidade

Não entre na fria de contratar um software só porque um amigo te falou que ele é bom. Pense no que sua empresa precisa realmente, pode ser que a empresa de seu amigo não tenha as mesmas necessidades e características da sua. Não estamos dizendo para você ignorar todas as opiniões externas, nada disso. Afinal se alguém está falando bem, certamente o software tem suas qualidades e isso deve ser levado em conta. Mas além, disso busque saber como tal solução vai ajudar a resolver os problemas da sua empresa.

Uma simples, mas muito funcional dica é fazer uma lista com as necessidades que sua empresa tem atualmente e que você pretende suprir e buscar isso em um sistema.

 

Leve em consideração a segurança

As informações e dados da sua empresa são uns de seus maiores patrimônios, afinal, ninguém quer que os concorrentes ou pessoas não autorizadas tenham acesso a esses tipos de arquivo. Independente de escolher uma armazenagem local ou na nuvem, é sempre importante verificar como isso será feito.

Caso você opte por uma armazenagem local, certamente terá que investir em hardware e uma equipe de profissionais para configuração e manutenção desses equipamentos. No caso da nuvem, geralmente esse investimento é mais baixo, mas você precisa verificar quais as vantagens e segurança que terá a disposição. Avaliem os pontos e conclua qual o melhor custo-benefício.

 

Não abra mão da mobilidade e usabilidade

Se sua empresa trabalha com equipes em campo, ou seja, fora do escritório, os sistemas mobiles vão certamente agilizar seus processos. Conheça esse tipo de tecnologia, seu funcionário pode acessar, enviar e trocar informações com seu sistema de gestão somente usando um dispositivo móvel (laptop, tablets e smartphones) de qualquer lugar que ele esteja.

Se este é o caso da sua empresa, é muito importante levar em consideração essa dica, assim você vai agilizar e muito o seu processo de integração de dados.

 

Análise como funciona as formas de pagamento

Esse tipo de investimento deve ser viável para a empresa. Avalie e negocie com o fornecedor as formas de pagamento. Saiba que um software de gestão não é um custo que sua empresa está tendo e sim um investimento, pois se usado da forma correta, certamente trará inúmeros benefícios para a sua empresa.

Também. avalie como funciona o processo de suporte e manutenção, quais os custos posteriores que sua empresa terá.

Alguns fornecedores cobram uma mensalidade para manter o software sempre atualizado, outros fazem a cobrança por consultoria ou suporte prestado, ou seja, você precisa avaliar o que é mais interessante financeiramente para sua empresa. Mas, lembre-se, uma hora ou outra você vai precisar de suporte e de atualizações. Então, avalie o melhor custo-benefício para não se arrepender depois.

Esperamos que esse post possa ter esclarecido algumas dúvidas que você tinha sobre a escolha do melhor software de gestão para sua empresa.

Então, não tenha medo de investira apenas seja rigoroso e seletivo na sua escolha. O intuito de nossas dicas é otimizar seu processo e melhorar seus resultados.

Gostou das nossas dicas, então não deixe de conhecer o FlyERP e tenha essas inúmeras vantagens em um único software, ideal para sua pequena e média empresa.