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As 7 principais razões que fazem os negócios fracassarem

Independente da economia, o fracasso das pequenas empresas é o resultado de práticas administrativas inadequadas, falta de habilidades de gestão e também falta de capitalização adequada de todos os itens acima.

“Nunca esqueça que não existem desastres nos negócios que não possam ser evitados com os devidos ajustes.”

Segundo pesquisas da Small Business Administration (SBA), apenas metade dos novos negócios conseguem sobreviver por até 5 anos e apenas um terço deles é capaz de sobreviver por mais de 5 anos.

Mas quais são os principais motivos que essas micro e pequenas empresas falham:

 

1. Falta de habilidade gerencial:

Para ser um empreendedor e ter sucesso nesta empreitada, você deve ser capaz de efetivamente lidar com seus funcionários, coordenar uma linha de produção, saber saber um controle gerencial efetivo entre outras inúmeras coisas. Ou, caso você não tenha essas habilidades apuradas e tenha condições financeiras, deve contratar pessoas para as áreas em que você tem mais dificuldades em administrar.

Outra sugestão é automatizar seus processo gerenciais, com o uso de um sistema de gestão empresarial, no qual inúmeras tarefas que tradicionalmente são chatas e demandam tempo para ser feitas de maneira manual, são automatizadas, garantindo assim mais agilidade e eficiência ao processo empresarial.

 

2. Reservas de caixa inadequadas:

Um empresário deve manter uma capital suficiente para usar nos primeiros 5 a 7 meses pelo menos antes do seu negócio começar a gerar receita, então, não adianta querer ter resultados nos primeiros meses, geralmente essa fase é de restrição de custos e investimentos, como pouco retorno. Um erro comum é misturar despesas pessoais com as despesas empresariais. Então, faça um bom controle do seu fluxo de caixa.

 

3. Decisões empresariais erradas:

Sempre que você tiver alguma ideia que possa ser implementada em seu negócio, considere falar com amigos ou especialistas na área, parceiros e profissionais sobre ela, isso pode ser muito útil para validar sua ideia e para que decisões precipitadas e no calor do momento acabem atrapalhando mais do que ajudando.

 

4. Super generalização

Tentar agradar todo mundo é uma boa maneira de arruinar seu negócios. Tentar abraçar todos as áreas e soluções não é uma boa pedida, é claro que no início do processo pode ser difícil negar alguma proposta. Mas tente focar em um nicho especifico de mercado, assim sua qualidade vai ser superior e você pode se tornar referência no que faz.

 

5. Falha na precificação do seu produto ou serviço 

Você deve definir claramente e com cuidado sua estratégia de preços. A regra mais importante em termos de preços é que: “Você pode ter o produto mais barato ou o melhor produto, mas se você tentar ter os dois, você vai certamente falhar.”

“Quanto maior a qualidade maior o custo envolvido, então defina seu preço de acordo com a qualidade do produto que sua empresa oferece.”

 

 6. Política Econômica e Monetária

Para ser um empreendedor, você deve estar sempre alerta as mudanças nas políticas fiscais e monetárias impostas pelo governo e se manter sempre seu negócio adequado as novas regras. Problemas fiscais pode acarretar em multas e taxas extras. 

Neste tipo de caso é interessante contar com um bom sistema de gestão empresarial, que vai lhe dar o suporte necessário em todos os processo de movimentações financeiras, fiscais e contábeis e também contar com um contador para assegurar que nada esteja fora do lugar.

 

7. Escolhendo o local errado do negócio

A localização do seu negócio é mais um fator importante e que necessita de atenção. Se sua empresa está localizada em uma área dominada pelo seu concorrente, então fica um tanto mais difícil de conseguir retorno e entrar no mercado. Analisar nichos e locais onde se tem uma abertura maior e a concorrência menor é uma boa sacada.

Caso você esteja seja um micro ou pequeno empreendedor e está tendo algum desses problemas, nos da FlyERP podemos lhe ajudar a melhorar seus processos e otimizar o controle gerencial, fiscal e estratégico da sua empresa. Entre em contato conosco pelos comentários que entraremos em contato.

Bons negócios e sucesso.

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