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Ou fale com um especialista > Clicando aquiUma das principais estratégias para a sobrevivência e crescimento de uma empresa em um mercado tão competitivo é definir corretamente qual o público alvo ideal para seu negócio.
A grande questão é: Como chegar a esse denominador comum? Existe uma formula pronta a ser seguida?
Ninguém abre um negócio sem ter clientes que estão interessados em seus serviços, não é mesmo? Você só tem uma empresa porque existem pessoas interessadas no que você está oferecendo, a fórmula é simples: sem clientes, sem vendas e consequentemente sem lucro, sem empresa.
Sendo assim, em suma seu público alvo nada mais é que seu cliente, corresponde a um determinado grupo de pessoas que tem características de consumo em comum, sendo que essas combinam com seu negócio.
As características do público-alvo ideal pode ser construído ao determinar um perfil de pessoas com os mesmos hábitos de consumo, sexo, idade, profissão, interesse, localização, entre outros inúmeros fatores.
Para ficar mais claro, vamos pegar como exemplo uma loja de roupas femininas, esse tipo de negócio tem bem claro as características que compõem seu público alvo: as mulheres.
Embora esse exemplo seja bem simples, na grande maioria dos negócios é um pouco mais complexo definir com exatidão e facilidade o perfil ideal de cliente e vamos ajudar você no final deste artigo.
Voltando ao exemplo da loja de roupas femininas, caso o proprietário ignorasse totalmente as características que chamam a atenção da mulheres na sua loja ou no seu processo de marketing, certamente isso causaria sérios problemas para essa loja e provavelmente levaria ela a ter prejuízos ou até mesmo em casos mais extremos fechar as portas.
O que queremos dizer que ao não ter um público-alvo conhecido, basta se equivocar no marketing para produzir uma mensagem que não chegará a quem deveria, ou não da forma como deveria e isso é prejuízo na certa.
Um processo bem usado é fazer uma pesquisa de mercado na definição de seu público alvo, é um processo comprovadamente eficaz.
Mas se você quiser existem outros métodos que são da mesma maneira eficazes para tal fim, um deles é baseado no livro Marketing Para Leigos de Alexander Hiam, onde ele apresenta um passo a passo, que tem como base o conhecimento do empreendedor sobre seu negócio:
Sendo assim, agora você consegue visualizar a pessoa para qual sua estratégia de marketing deve ser voltada. Então, tudo que você pensar em fazer na sua empresa, deve pensar antes se essa pessoa vai gostar dessa mudança e como ela vai ser vista por ela.
Também é possível ir mais longe nessa análise da pessoa ideal para seu negócio, levantando se é melhor adotar uma estratégia mais racional ou emocional de abordagem no processo de marketing.
O processo de análise de público alvo não é algo definitivo, principalmente no momento em que vivemos, onde as coisas evoluem rapidamente, o que hoje é novidade e algo diferente, amanhã pode ser já mais do mesmo e algo totalmente ultrapassado.
Um indicativo que mostra quando é necessário revisar e ajustar seu perfil de público alvo é a queda de faturamento, esse é um sinal grave que algo não está indo bem e as mudanças podem ser no perfil de seu cliente ideal.
Também é importante estar atento ao mercado, as inovações do setor no qual sua empresa atua. Observar seus concorrentes, pois se o comportamento do público mudou com eles, provavelmente deve mudar para você. Então, já é hora de pensar em ajustes.
Para aprender e perceber rapidamente essas mudanças é ideal estar atento a seu cliente, ouvir seu cliente é primordial para quem deseja não ficar pra trás. Então, não ignore a pós venda e mantenha sempre contato com seus atuais clientes.
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