Como encontrar o segmento de mercado ideal para o seu negócio

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Como encontrar o segmento de mercado ideal para o seu negócio

Encontrar o segmento de mercado ideal é crucial para alavancar sua empresa, principalmente em tempos de crise, com recursos escassos e concorrência cada vez maior. Focar e trabalhar duro em um nicho específico é muitas vezes uma boa alternativa, mas você sabe como buscar o melhor segmento de mercado para seu negócio?

 

Afinal, o que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado nada mais é do que definir uma estratégia de produção e atendimento para um público em específico, uma fatia menos ampla de clientes, mas mais qualificada.

Em suma é definir um perfil entre todos os que sua empresa trabalha e investir fortemente nesse nicho, seja em marketing ou novos produtos e serviços.

Por exemplo, caso seu segmento seja vestuário, seu segmento pode ser roupas masculinas. A ideia é investir e propor soluções para o público masculino com mais ênfase.

Caso você tenha uma empresa de serviços, uma dica é focar no setor que é mais forte na sua região. Caso sua empresa seja um polo de moda por exemplo, que tal focar em oferecer serviços específicos para esse setor. Isso é segmentação de mercado.

Em ambos os casos, o que leva as empresas a segmentar é a busca por uma diferenciação no mercado e, para isso, identificar quais os clientes ideais para um determinado produto ou serviço.

Após fazer esse diagnóstico, a definição de estratégias se tornam mais fáceis e claras. A segmentação maximiza as chances de acerto no processo comercial, otimiza recursos e potencializa os investimentos mais assertivos.

 

Como encontrar o seu segmento de mercado

Não existe uma única forma de segmentar seu mercado, então a decisão de qual caminho seguir não é tão simples assim.

Segundo o Sebrae existem três linhas de segmentação de mercado que sua empresa pode adotar:

 

Segmentação psicográfica

Nesse tipo de segmentação, os clientes são divididos em quesitos ligados a sua personalidade, como estilo de vida, hábitos, opiniões e atitudes.

Buscando padrões que demonstram suas relações de consumo? O que buscam e o que pode ser percebido por eles como valor agregado?

Este tipo de segmentação é indicado e muito utilizado em ações de marketing. Mas não esqueça de além de investir em marketing, ofereça algo de qualidade para esse nicho.

 

Segmentação geográfica

Conhecer as características da região onde sua empresa pretende atuar é decisivo para ajustar seu produto ou serviço a elas. Quais os costumes, necessidades, preferências e comportamentos dos consumidores deste local.

É uma linha de segmentação muito usada por empresas que atuam em diferentes regiões do país, pois em um país do tamanho do Brasil, fica fácil encontrar as diferenças culturais de cada região. Mas esse processo, pode ser inserido até mesmo dentro de regiões menores como uma cidade, bairros e outras questões mais específicas de cada região, dependendo do tipo de produto e/ou serviço da sua empresa.

 

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental prevê a identificação do cliente ideal conforme a sua frequência de compras e o relacionamento dele com sua marca.

É ideal quando sua empresa conta com um público alvo fiel a seus produtos, mas somente em momentos específicos, de acordo com a sazonalidade do produto buscado, explorar esse público e sua preferência com a criação de novos produtos ou com ofertas pontuais.

 

Qual segmentação escolher?

Segundo o Sebrae uma boa solução para encontrar qual tipo de segmentação sua empresa deve seguir é aplicar um questionário dirigido aos seus clientes, os atuais e os potenciais. Isso ajuda a identificar informações comportamentais, psicográficas e geográficas.

Se sua empresa conta com um sistema de gestão ERP, essas informações podem ser conseguidas de maneira mais fácil, pois as informações sobre transações e clientes estão em seu histórico e isso possibilita uma análise muito mais profunda e rápida.

Depois disso, deve ser avaliado se o segmento de mercado é realmente atrativo e verificar se a sua empresa é capaz de atender às necessidades dele. Abaixo listamos alguns pontos que devem ser considerados:

  • Relevância do produto: o mercado precisa dele?
  • Porte do seu público-alvo: há clientes suficientes para o seu negócio?
  • Acessibilidade do público-alvo: há como alcançar esse segmento?
  • Rentabilidade: qual o poder de compra do público-alvo?
  • Objetividade da estratégia: é possível construir uma oferta específica para o segmento?

 

Quais estratégias utilizar?

Após definir o seu segmento de mercado, chegou a hora de colocar em prática a sua estratégia. A primeira regra é ter um objetivo claro, focar no público-alvo escolhido. A partir disso, as ações empregadas vão variar conforme as características e as necessidade do seu cliente, buscando sempre atender da melhor maneira possível as suas necessidades.

Alguns abordagens estratégicas que podem ser usadas para atingir seu público alvo são as seguintes:

 

Lançar um novo serviço ou produto

O que o seu público-alvo busca e de que forma ele quer consumir o que a sua empresa oferece? Responda isso no seu planejamento estratégico e perceberá se há ou não margem para lançar um novo produto ou mesmo executar um serviço de forma diferente. O objetivo dessa estratégia é se antecipar aos concorrentes para preencher antes deles a lacunas de mercado.

 

Reposicionar sua marca

Ajustar como o seu público-alvo enxerga sua empresa, através da inserção de um novo produto ou serviço no mercado, através de ações de marketing. Com o objetivo de aproximar sua marca do perfil de cliente escolhido.

 

Promover um atendimento personalizado

Buscar alternativas para atender as necessidades do nicho de clientes escolhidos, faça seu cliente se sentir único e especial.

 

Conheça seu cliente e acerte na segmentação

Neste post mostramos como definir um segmento de mercado e manter o foco nele para potencializar seu negócio em tempos de alta concorrência. Esse pode se tornar o grande diferencial que vai fazer o cliente escolher você diante da sua concorrência.

A melhor alternativa é conhecer bem o seu cliente. Por esse motivo, quem mantém um controle rigoroso de suas vendas, propostas e outras informações utilizando um sistema de gestão está um passo a frente da sua concorrência.

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