Emissão de Notas Fiscais: Tudo o que você precisa saber para o seu negócio crescer

Emissão de Notas Fiscais: Tudo o que você precisa saber para o seu negócio crescer

Receba conteúdo de qualidade gratuitamente e mantenha sua empresa sempre atualizada e com resultados positivos.

A emissão de nota fiscal é uma atividade obrigatória para as empresas, e que muitas vezes pode gerar uma certa dor de cabeça.

Isto porque esta atividade requer que você empreendedor conheça os tipos de notas fiscais, qual se encaixa com o seu negócio, conheça as legislações, tenha informações íntegras sobre suas vendas, requer segurança, sem contar que é uma operação que resulta em gastos.

Mas fique calmo, pois esta tempestade se encerra hoje!

Se você ficar conosco hoje até o final deste artigo prometo que toda esta dor de cabeça vai passar, afinal vamos descomplicar para você o processo de emissão de notas fiscais.

Vamos te explicar hoje aqui o que exatamente é a emissão de nota fiscal, como funciona, quais os tipos de notas fiscais, e o que você precisa fazer para emitir notas fiscais de forma fácil e descomplicada.

Você chegou até aqui muito provavelmente cheio de dúvidas e até mesmo cansado da dor de cabeça com relação a notas fiscais. 

Porém você encerrará sua leitura aqui hoje no final deste conteúdo com sua mente clara e a sensação de satisfação e alívio com este assunto.

Emitir notas fiscais não será mais um problema para a sua empresa. Fique conosco até o final e entenda por que estou falando isto.

O que é emissão de notas fiscais?

Emitir uma nota fiscal é a ação de registrar através de um documento fiscal uma atividade comercial, realizada por uma empresa que vendeu um produto e/ou serviço a uma pessoa física ou para outra empresa.

A nota fiscal é portanto um documento que confirma que determinado produto ou serviço foi adquirido de uma empresa por outra empresa ou por uma pessoa física.

Este documento pode registrar uma transferência de valor monetário e por isto é posteriormente utilizado na arrecadação de impostos. 

Da mesma forma que não utilizá-lo poderá caracterizar como sonegação fiscal.

Além disto existem outras finalidades em que uma nota fiscal poderá servir, como empréstimos de bens, doações, etc.

Também existem tipos diferentes de notas fiscais, vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir.

Quais são os principais tipos de notas fiscais?

Muitas pessoas desconhecem mas existem diferentes tipos de notas fiscais, abaixo trouxemos alguns deles e vamos explicar um pouco sobre cada um.

  1. NF-e: Nota Fiscal Eletrônica
    1.  Documento que normalmente o consumidor recebe ao realizar uma compra pela internet. A nota fiscal eletrônica é um documento que pode sofrer tributação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
  2. NFS-e: Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
    1.  Utilizada na documentação de serviços que sofrem tributação do imposto ISS (Imposto Sobre Serviços).
  3. NFC-e: Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor
    1. Este documento serve como substituto ao documento tradicional de nota fiscal. Este tipo de nota fiscal também permite que o governo tenha um maior controle.
  4. CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico
    1. Um documento específico para serviços de transporte de cargas rodoviárias.

Agora que você já conhece mais sobre os principais tipos de notas fiscais, entenda como você pode fazer para emitir estes documentos e acabe com as dores de cabeça.

Como emitir Notas Fiscais sem dores de cabeça

A emissão de nota fiscal pode ser uma dor de cabeça para muitas empresas, como é o caso dos Micro Empreendedores Individuais (MEI). 

Mas para facilitar trouxemos aqui alguns esclarecimentos sobre como um MEI pode emitir notas fiscais sem dores de cabeça. 

Primeiramente vamos entender as possibilidades para quem é MEI, com relação a emissão de nota fiscal. Existem alguns tipos de notas fiscais e você empreendedor precisa detectar o que é melhor para o seu caso.

  1. Nota Fiscal Avulsa
    1. Você empreendedor precisará solicitar este tipo de documento fiscal para a Secretaria da Fazenda e através de um órgão responsável você terá acesso ao documento impresso.
    2. Atualmente com o forte movimento de eliminação das notas em papel, alguns estados não estão mais disponibilizando este modelo.
  2. Nota Fiscal Avulsa Eletrônica
    1. Ainda não está disponível em todos os estados, mas é o jeito mais prático, fácil e barato do MEI emitir sua nota fiscal.
  3. Nota Fiscal Eletrônica
    1. Este tipo de nota fiscal pode ser solicitado na Secretaria da Fazenda e depois o MEI deverá seguir os procedimentos que cada estado solicita. 
    2. É importante lembrar que a Nota Fiscal Eletrônica é um documento que possui as mesmas taxas de outras categorias de CNPJ, e por isto o empreendedor deverá estar ciente que precisará arcar com estes custos.
  4. Nota Fiscal de Venda a Consumidor
    1. Esta é a nota fiscal emitida via talão (bloco) que o empreendedor deverá solicitar que seja desenvolvido em uma gráfica após ter cumprido todas as regulamentações junto a prefeitura da sua cidade e/ou a Secretaria da Fazenda.

Talvez a forma mais fácil e prática dadas as possibilidades aqui apresentadas seja a Nota Fiscal Eletrônica.

Este documento facilita a vida tanto do vendedor quanto do consumidor, é emitido e armazenado eletronicamente, tem validade jurídica e fiscal e também conta com a assinatura digital do emissor.

Com a Nota Fiscal Eletrônica o seu negócio possuirá dezenas de benefícios. Confira alguns deles a seguir.

Por que e como emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Não é mais uma dor de cabeça a emissão de nota fiscal eletrônica, a não ser que você goste de passar trabalho.

Isto porque atualmente existem diversas soluções para facilitar esta operação. 

Sem contar que emitir nota fiscal eletrônica trás diversos benefícios ao seu negócio, como por exemplo: 

  • Movimenta o relacionamento com clientes de forma eletrônica
  • Sua empresa ganha credibilidade
  • Abre margem para futuros negócios
  • Você ganha mais tempo e aumento na produtividade
  • Sua empresa consulta as NF-e de qualquer lugar
  • O negócio economiza na logística
  • Economia nos custos com cartório
  • Economiza com papel e demais recursos provenientes de escritório
  • Você elimina qualquer erro de digitação em seus documentos fiscais

Estes são alguns dos diversos benefícios que a sua empresa está prestes a receber ao aderir a emissão de notas fiscais através da Nota Fiscal Eletrônica. 

E também não se esqueça de que a Nota Fiscal é um direito do consumidor.

Qualquer cidadão tem o direito de exigir nota fiscal.

Também é uma obrigação dos fornecedores entregá-la mesmo que o consumidor não exija.

Existem também diversos benefícios ao consumidor quando recebe a nota fiscal de algum produto ou serviço.

Não é o objetivo deste artigo falar do lado consumidor, mas recomendamos que você pesquise mais sobre o assunto caso não conheça seus direitos e possibilidades. 

A tecnologia no processo de emissão de notas fiscais

Os sistemas informatizados estão presentes em nossas vidas e não é por acaso. Soluções em softwares facilitam diariamente a vida das pessoas, como por exemplo, na emissão de nota fiscal.

Empresas que fazem uso de sistemas para emissão de notas fiscais possuem entre diversos benefícios, um deles que é muito importante: vantagem competitiva.

A facilidade na administração de um negócio proporcionada por um sistema de informação é gigante. Desta forma a emissão de notas fiscais através de uma solução em software pode transformar a administração da sua empresa.

Falarei a seguir mais sobre as vantagens, benefícios e a importância do investimento em tecnologia para emissão de nota fiscal. 

 

A importância de utilizar tecnologia para emissão de notas fiscais

A utilização de tecnologias no processo de emissão de notas fiscais é atualmente quase que um item indispensável para as empresas.

Se algum negócio ainda opta por meios manuais para gerir os documentos fiscais, este pode estar sofrendo com diversos problemas. 

Atualmente fazer a emissão de nota fiscal de forma manual pode ser sinônimo de lentidão, falhas e atrasos na transferência e na integração de dados, dificuldades em armazenar, controlar e organizar os documentos.

São diversos benefícios que sua empresa estará recebendo ao adotar a emissão de notas fiscais de forma eletrônica, como por exemplo: 

  • Melhor organização do negócio
  • Maior credibilidade diante do mercado
  • Minimização de falhas
  • Mais controle e segurança, entre outros

Outro ponto extremamente importante que deve ser lembrado ao se utilizar emissão de notas fiscais eletrônicas, é que a facilidade na comunicação com bancos e demais instituições financeiras torna-se muito melhor. 

Instituições estas são responsáveis por carregar informações financeiras de uma empresa, por isto precisam que os dados sejam sempre corretos e seguros.

Esta relação tornou-se muito mais amigável com a chegada da tecnologia. 

Além de todos os pontos que já mencionamos aqui você ainda pode imaginar a utilização de um software para emissão de notas fiscais como um diferencial competitivo para sua empresa. 

Quer entender como? Confira a seguir. 

Emissão de notas fiscais simplificada como diferencial competitivo

Talvez você não saiba mas é também um diferencial competitivo a gestão e emissão de nota fiscal de forma descomplicada com o uso de tecnologias para estes fins.

E isto é muito bem visto pelo mercado.

Começando pelo seu cliente que entenderá que sua empresa é séria, agregando assim mais credibilidade ao seu negócio, este também contará com uma operação mais ágil e segura. 

A tecnologia refletirá no mercado e para toda sociedade que sua empresa se preocupa com as questões fiscais e desta forma utiliza de softwares profissionais para estar sempre em dia com a legislação.

Além disto sua empresa só tem a ganhar na parte gerencial e administrativa, afinal a tecnologia vai proporcionar ao seu negócio mais velocidade, segurança e a certeza de que as obrigações serão cumpridas.

Ok, mas você deve estar se perguntando qual a melhor solução em tecnologia para emissão de nota fiscal que você deve implementar em sua empresa.

Por isto a seguir falaremos mais sobre esta solução, mostrando a você pontos importantes que você deve analisar na hora de escolher a tecnologia para emissão de notas fiscais.

FlyERP: Emissão de Notas Fiscais Simplificada

Você chegou até aqui portanto já sabe a importância de ter a tecnologia lhe auxiliando no processo de emissão de notas fiscais. 

Mas precisa agora entender como escolher esta tecnologia de forma correta, que vá atender exatamente a demanda do seu negócio.

Então nesta seção falaremos exatamente sobre isto, vou lhe mostrar as características ideais que um software de emissão de nota fiscal deve ter para ser implementado em sua empresa.

Ao adquirir um software assim sua empresa terá o controle sobre os documentos de forma mais eficiente, coletará informações necessárias de forma prática para emitir notas fiscais, entre outras vantagens, como: 

  • Criação de relatórios
  • Redução na incidência de erros
  • Redução de custos e necessidade de armazenamento físico
  • Agilidade e economia
  • Segurança

Um software como FlyERP, permite que a sua empresa tenha uma solução completa em emissão de notas fiscais, além de ter total controle sobre estes documentos. 

Independente do tamanho de sua empresa, o FlyERP possui uma grande variedade de opções para emissão de nota fiscal, pois o sistema oferece soluções para diferentes segmentos de mercado.

O software FlyERP não é apenas uma alternativa para emissão de notas fiscais, mas sim a solução completa que a sua empresa precisa.

Entenda porque o seu negócio precisa do FlyERP para emissão de notas fiscais

  • Pois ele permite a Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas sem complicação
    • Você não precisa ser um especialista em emissão de notas fiscais, ou conhecer todo o sistema para poder trabalhar no mesmo. Afinal, o FlyERP é simples e descomplicado. Proporciona a você uma experiência dividida em simples etapas, que facilita a utilização até para o mais leigo dos usuários.
  • Proporciona agilidade e integração entre os pedidos de venda, emissão de boletos e NF-e.
    • As informações de suas vendas estarão seguras e íntegras, e você não precisará perder mais tempo digitando dados duas ou mais vezes. Além disto toda transação é armazenada no banco de dados do sistema, o que facilita para que você possa realizar o mesmo processo no futuro. 

Com o FlyERP você ganha muito mais agilidade, segurança e aumenta a produtividade da sua empresa. 

Além disto a emissão de notas fiscais se torna um processo muito simples de ser realizado.

Agora ficou claro porque você precisa do uso da tecnologia no seu negócio, e não apenas isto, mas sim uma tecnologia profissional que realmente irá tornar a gestão da sua empresa menos complicada. Não é mesmo?

Por hoje vamos encerrando por aqui, espero que você tenha gostado do conteúdo que abordamos neste artigo e que as informações aqui reunidas tenham sido úteis para você.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, deixe seu comentário no final da página. 

Não esqueça de ajudar a levar estas informações até outras pessoas, para isto basta compartilhar este artigo em suas redes sociais clicando nos botões abaixo. 

Forte abraço e até a próxima.

Receba conteúdo de qualidade gratuitamente e mantenha sua empresa sempre atualizada e com resultados positivos.