Ganhe tempo para aquilo o que realmente importa.
Sem planilhas, você ganha mais tempo para ficar com seus filhos e curtir a família.
Ou fale com um especialista > Clicando aquiEm muitas empresas o processo de fluxo de caixa muitas vezes tratado como apenas um controle de entradas e saídas, ou seja, um mero indicador. Caso sua empresa se enquadre nesse perfil esse post foi feito especialmente para você.
O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta de gestão que além de fazer um controle efetivo das movimentações financeiras de despesas e receitas, tem o papel também gerencial de auxiliar no planejamento do futuro do seu negócio.
Ter o conhecimento financeiro das entradas e saídas da sua empresa é um fator primordial para o saúde de qualquer empreendimento. E manter um histórico desse controle de fluxo de caixa ajudar a gerar indicadores para construção de saldo e necessidade de recursos para os próximos períodos (meses ou anos) e facilita a visualizar de uma maneira mais clara se as projeções de crescimento previamente levantadas vão ser cumpridas.
Vamos listar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para que o fluxo de caixa da sua empresa seja feito da maneira correta:
Isso é o mínimo que se espera para que se tenha um controle efetivo, mas por incrível que pareça existem empresas que não se preocupam com o lançamento de pequenos custos. Mas que fique claro, que esses pequeno custos podem fazer toda a diferença no resultado final, então registre todas as receitas e despesas para evitar sustos futuros.
Separe seus lançamentos por categorias, isso vai ajudar a analisar quais os ramos da sua empresa que estão consumindo mais recursos de uma maneira mais rápida.
Mantenha o fluxo de caixa atualizado, pois desta maneira será possível visualizar com antecedência o que vai acontecer evitando surpresas.
O ideal é fazer uma projeção anual do caixa da sua empresa, ou seja, tenha uma visão mais ampla das suas despesas e receitas, registre todas as despesas e e entradas parceladas no decorrer deste período, sempre mantenha essa projeção atualizada conforme as mudanças forem ocorrendo.
Mantenha seu fluxo de caixa alinhado com o seu planejamento orçamentário, ou seja, verifique se o resultado obtido está dentro do que foi planejado, isso vai ajudar a verificar desvios no plano e assim buscar soluções mais rapidamente.
Muitas empresas ainda utilizam planilhas eletrônica para fazer esse tipo de controle, indiferente do porte da sua empresa essa não é a melhor alternativa, pois além de ser algo extremamente chato de se atualizar, não tem uma integração com os demais setores da empresa e sendo assim está muito sucessível a erros.
Opte por um bom software software de gestão financeira, que vai ajudar a integrar todo o processos (financeiro, estoque, vendas, compras, boletos), evitar erros e principalmente agilizar o processo como um todo.
Em suma, manter um controle eficiente do fluxo de caixa da sua empresa vai fazer toda a diferença no processo de crescimento do seu negócio, vai ajudar a direcionar os investimentos e ter mais firmeza nas decisões futuras, facilitando assim os acertos comerciais, sinalizando os riscos e mostrando de maneira mais clara as oportunidades futuras.
Sem planilhas, você ganha mais tempo para ficar com seus filhos e curtir a família.
Ou fale com um especialista > Clicando aqui