Tire todas as suas dúvidas sobre Certificado Digital?

Saiba o que é e aprenda como calcular o giro de estoque da sua empresa
5 de abril de 2017
Guia prático da nota fiscal para micro e pequenas empresas
19 de abril de 2017
Exibir tudo

Tire todas as suas dúvidas sobre Certificado Digital?

Com a obrigatoriedade da emissão de documentos fiscais eletrônicos, alguns termos novos começaram a ser mais comuns em nosso dia a dia, como por exemplo Certificação Digital.

Mas afinal, o que é, para que serve, quem precisa usar e como conseguir um certificado digital? Essas serão as questões abordadas neste post.

Certificado digital, nada mais é do que um comprovante de autenticidade virtual. Tem o papel de comprovar as transações feitas pela internet, que ainda geram um certo receio em parte da população e também em algumas instituições bancárias, privadas ou públicas. Para aumentar a segurança dos dados e informações transacionais enviadas pela internet as empresas estão aderindo a certificação digital.

Certificação Digital, nos dias de hoje, traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

 

Como o certificado digital é disponibilizado ?

O certificado nada mais é do que um arquivo, que geralmente é disponibilizado geralmente em um pendrive ou token. Sendo que assim fica mais fácil a mobilidade do certificado e o uso do mesmo em diversos equipamentos.

 

Quais tipos de instituições utilizam o certificado?

Geralmente, o uso é feito quando tratamos de transações bancárias, as instituições bancárias, principalmente as estatais, estão cada vez mais aderindo a essa tecnologia. Sem falar, que empresas verificadoras de créditos, e-commerce, servidores de e-mails e sistemas governamentais já contam com serviços para criação e leitura de certificados digitais.

 

Minha empresa precisa comprar uma certificação digital? 

Todas as empresas que são obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, assim como todas as que estão inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a ter um certificado digital. A lista de áreas de atuação que devem emitir nota fiscal eletrônica abrange indústria e atacado — comércio varejista está excluído.

As empresas inscritas no Simples e que não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica não precisam de certificação digital.

 

O que contém no arquivo do certificado?

  • Informações particulares da empresa em questão como nome, e-mail, CPF/CNPJ;
  • Chave pública e privada;
  • Período de validade do certificado;
  • Caminho, link, para que o prazo do certificado seja aumentado;
  • Assinatura das entidades que atestam à veracidade dos dados.

 

Como obter o certificado digital?

O certificado pode ser obtido de diversas maneiras e por algumas entidades diferentes, dependendo de qual seja o fim desejado. Existem as entidades que lidam com os sistemas governamentais. Há também as entidades de verificação de crédito e de instituições bancárias.

Ao adquirir a sua licença para um certificado específico, procure conhecer várias formas de proteger seus dados para saber as vantagens e os riscos que são oferecidos.

 

Quais são os tipos de Certificados?

  1. e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias
  2. e-CPF: Da mesma forma que o anterior, funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.

Esperamos que suas dúvidas sobre Certificado Digital tenham sido sanadas com esse breve post, caso ainda tenha dúvida sobre emissão de documentos fiscais, contabilidade, gestão de micro e pequenas empresas e empreendedorismo não deixe de seguir nosso blog e obtenha muitas informações sobre cada um desses assuntos.

Bons negócios.