Gestão Financeira: Os 4 grandes erros que sua empresa não pode cometer

5 super dicas para manter seu estoque e gestão de compras alinhados
28 de novembro de 2016
5 dicas para fazer sua microempresa entrar com o pé direito em 2017
5 de dezembro de 2016
Exibir tudo

Gestão Financeira: Os 4 grandes erros que sua empresa não pode cometer

Os empresários geralmente estão imersos em tantas operações nas suas micro e pequenas empresas que acabam deixando de lado ou não fazendo da maneira mais correta e eficiente a gestão financeira de seu negócio. Afinal, algumas dessas empresas ainda trabalham de uma maneira pouco eficaz, com relatórios, planilhas e controles desencontrados. Uma forma bem defasada de controle, é necessário otimizar esse processo para que a empresa faça a gestão de maneira mais fácil, objetiva e automatizada.

Sabendo disso, nós da FlyERP neste artigo separamos 4 dicas que vão ajudar você a evitar os principais erros neste processo de gestão financeira, falhas que não podem ocorrer, pois podem causar sérios problemas para seu negócio. Então confira:

 

Não ter conhecimento do custo operacional do seu negócio

O processo de formação de preço de venda de seus produtos ou serviços está diretamente ligada aos custos que sua empresa tem para produzir tais bens e serviços. Então, quando você não tem um controle de quanto está gastando para colocar seus produtos no mercado, tem chances de estar tendo prejuízo e só perceber isso tarde demais. Para evitar esse tipo de problema, crie pequenos hábitos, como listar todos os custos fixos e também os variáveis envolvidos em cada operação.

Esse processo é primordial, mas muitas vezes pode se tornar muito complicado, pela quantidade de variáveis que o compõem, neste caso, é interessante ter como base outras medidas, como custo do colaborador por hora, média de mercado e valor percebido pelos clientes. Mas o ideal é aliar essas duas análises, somente assim, você vai ter um resultado mais exato possível.

 

Manter um controle falho do estoque

Se sua empresa trabalha com produtos, seu estoque representa grande parte do capital de giro da sua empresa. Ou seja, é dinheiro investido e que precisa circular para que se obtenha retorno financeiro. Então, se você tem produtos encalhados, obsoletos ou até mesmo danificados em seu estoque, já está tendo prejuízo. Pois, além de não conseguir vender esses produtos, vai gastar ainda mais com estrutura para mantê-los armazenados.

Levando em consideração que seu estoque é dinheiro investido, é necessário ter um controle rigoroso sobre as entradas e saídas. Fazer auditorias periódicas, verificando se existem produtos que estão sem saída, problemas de validade ou qualquer outro problema de comercialização ou uso. Caso sua empresa utilize um software de gestão eficiente, a grande maioria desses controles é solucionado com a simples análise de relatórios de inventário de estoque.

 

Fazer os registros de dados de maneira errada

Para saber se sua empresa está saudável um dos principais controles, se não o mais importante é o  fluxo de caixa. E é por meio deles que você avalia se seu negócio está tendo lucro ou prejuízo. Quando esse controle não é levado a sério pela empresa e os registros são feitos apenas de maneira esporádica, você acaba perdendo informações, muitas vezes valiosas e importantes, e isso pode ser um tiro no pé, tratando-se da saúde de seu empreendimento. Afinal se você não registra todas as entradas e saídas do caixa, certamente sua estratégia está se baseando em números que não existem.

 

Ser avesso as mudanças tecnológicas

Caso sua empresa faça a gestão financeira em planilhas ou na ponta do lápis, é hora de repensar nas suas prioridades. Acredite, um bom sistema de gestão financeira, vai lhe permitir controlas de ponta a ponta todos os processos do seu negócio, evitar que informações passem despercebidas, ligar todos os setores da sua empresa e agilizar o controle e análise de dados para o processo de tomada de decisão.

Ter relatórios confiáveis e detectar de forma mais clara e rápida falhas que podem acarretar em problemas futuros, são apenas algumas das vantagens. Atualmente para se manter um controle eficiente e muito mais fácil de todo seu processo empresarial é indispensável o uso da tecnologia.

Caso queira mais dicas sobre gestão financeira de micro e pequenas empresas, assine nossa newsletter e curta nossa página no Facebook.

 

Fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>